Design centrado no ser humano


UX ou Experiência do Usuário, refere-se ao usuário estratégico, pesquisa e análise de negócios e de mercado para desenvolver formas de atender melhor e satisfazer seus clientes/usuários.

Trabalhando com metodologias ágeis procuro aplicar a técnica do Double Diamond, para com isso desenvolver a melhor solução para seus usuários e negócios - agora e no futuro - por meio de uma abordagem simples e intuitiva.

Double Diamond é o nome de um modelo de processo de design desenvolvido pelo British Design Council em 2005. Dividido em quatro fases — Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar.

A principal característica do Double Diamond é sua ênfase no “pensamento divergente” e no “pensamento convergente”, onde primeiro muitas ideias são criadas, antes de refinar e restringir à melhor ideia.

Isso está acontecendo duas vezes neste modelo – uma para confirmar a definição do problema e outra para criar a solução.

Como eu trabalho



  1- Descobrir


A primeira etapa do modelo Double Diamond consiste em aprender mais sobre as diferentes variáveis ​​que afetam o problema e sua possível solução.

É comum as empresas iniciarem esse processo expondo seu problema, apresentando sua hipótese e definindo maneiras de aprender mais.O objetivo desta etapa dentro do modelo Double Diamond é identificar e contextualizar o problema ou oportunidade real.

Nesta fase perguntas são feitas, hipóteses pesquisadas e declarações de problemas são formuladas com base na pesquisa e análise das necessidades do usuário, dados de mercado, tendências e outras fontes de informação.

   2 - Definir


Esta etapa envolve a avaliação e seleção de ideias. Os resultados do estágio Discover são analisados, desenvolvidos e detalhados, enquanto as ideias para soluções são prototipadas e apresentadas.

O estágio Definir é caracterizado pelo pensamento convergente. Nele, uma combinação de ideias ou orientações identificadas durante o estágio Descobrir é analisada e sintetizada em um resumo escrito que inclui todas as atividades de desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

   3 - Desenvolver


Também conhecida como Ideação esta fase é marcada por ser o momento onde acontece o brainstorming sobre o projeto e sobre as propostas para solucionar o problema apresentado.

Nesta etapa a equipe refina um ou mais conceitos que resolverão o problema ou a necessidade do usuário identificada durante os estágios de Descobrir e Definir.



   4 - Entregar


Enfim chegamos à última etapa, aqui é onde se desenvolve algo mais próximo do projeto final como resultado. Nesta também é ondem se realizam todos os testes com os usuários e se coletam feedbacks. Melhorando cada vez mais o produto e utilizando o processo de MVP (Mínimo Produto Viável) em suas melhorias.

Confira meus Cases




PIX Saque/Troco



Mondial Treinamentos



Projeto Conceito "Anota Aí"



OdontoWeb