Tendências de Web Design para 2021

Tendências de Web Design para 2021



Author Eduardo Rubinato


Twitter linkedin Facebook

Para produzir um conceito visual criativo é necessário estratégia, conhecimento e conhecer as tendências que estão sendo utilizadas. 

Essas tendências são as técnicas elaboradas por alguns profissionais de design e de alguma forma estão se tornando mais constantes em vários trabalhos ao redor do mundo todo.

Essas tendências podem ser elementos, cores, formas de composição e muito mais. Que tal conferir algumas destas tendências de design para 2021?



Modo Escuro

Apesar de não se nenhuma novidade o Modo Escuro ainda estará bem presente em 2021, empresas com a Apple são adeptas deste modelo conceitual e oferecem o modo escuro com alternativa visual em seu site. 

Além disso, aplicativos e muitos outros sites já vêm trabalhando com este conceito, por isso, ele continuará a ser bem explorado no próximo ano.



Elementos em 3D

Se existe algo que fascina usuários e designers certamente é o 3D, mesmo sendo algo ainda um pouco caro, a tecnologia 3D aplicada para conceitos web vem ganhando cada vez mais espaço.

Assim o próximo ano deve ver uma explosão de sites hiper-realistas, afinal os usuários tendem a ficar mais tempo nestes sites para explorar recursos visuais 3D que conseqüentemente aumentarão a duração média da sessão.



Tamanho bem GRANDE

Os elementos grandes ganharam espaço em 2020 e tudo indica que continuarão assim em 2021, afinal essa tendência pode ser aplicada a quase tudo em um site: desde fontes, ícones de menu, imagens e até vídeos em tela cheia.

Assim elementos em tamanho grande continuarão a ser atraentes e podem ser um ótimo complemento para uma idéia geral. Além disso, eles ficam ótimos em telas pequenas.



Espaço em branco

Os espaços em branco estão presentes nos sites em 2020 continuará a dar as cartas em 2021, até porque o espaço em branco pode dar a qualquer página, em qualquer tela, uma aparência bem ajustada.

Claro, o espaço em branco não necessariamente precisa ser branco, mas em 2020 muitos designers abraçaram essa tendência (eu também). 

Vale ressaltar que esta tendência não é nova entre os designers. O espaço em branco sempre foi um princípio de boas práticas do design, mas hoje é mais perceptível do que nunca.

Pessoalmente considero esta tendência um ótimo complemento para os elementos, acredito que a combinação do espaço em branco com os elementos visuais de uma página fornece uma aparência de página pura e limpa.



Minimalismo

O menos é mais, este princípio é essencial no minimalismo. 

Evitar um design muito carregado, com muitos elementos que não são realmente necessários. Este conceito também se aplica para o conteúdo que você tem no site buscando sempre ir direto ao ponto. Assim este conceito continuará forte em 2021.





Ícones ilustrados e formas orgânicas

Se em 2020 adicionar alguma realidade desenhada à mão foi uma das grandes tendências, ao que parece 2021 continuará a ver sites com estes conceitos.

Elementos visuais ilustrados a mão está sendo cada vez mais procurados, exatamente pela sua forma orgânica e imperfeita, já que ser orgânico cria nossa própria identidade onde se consegue alcançar a diferença, ou algo único esteticamente.

Além disso, ícones desenhados à mão serão uma grande tendência no próximo ano, por serem mais emocionais.



Sombreamento

Sombras suaves e elementos flutuantes acrescentam interesse e ilusão de ótica, trazendo uma imersão de realismo com um “falso 3D”. Levando os princípios do design de material um passo adiante. 

Esses efeitos dão ao design uma leveza visual, como se os elementos estivessem flutuando um sobre o outro, tudo indica continuarão presentes em 2021. 



Gradientes

Os gradientes estão cada vez mais em alta, por trazer uma esfera futurista e contando com pops de cores futuristas e opostos a cores fortes para criar visuais verdadeiramente vivazes. Acredito que este conceito continuará presente em 2021.

Conclusão

Como vimos muitas tendências estão em altas e com certeza novas vão surgir no próximo ano, assim é seguro dizer que 2021 promete muitas surpresas para o design web.

 

whats