O que é gamificação?

O que é gamificação?



Author Eduardo Rubinato


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A gamificação está adicionando a mecânica de jogo a ambientes não relacionados a jogos, como um site, uma comunidade online, um sistema de gerenciamento de aprendizagem ou até mesmo uma intranet empresarial para aumentar a participação dos colaboradores. O objetivo da gamificação é envolver os consumidores, funcionários e parceiros para inspirar, colaborar, compartilhar e interagir.

Como funciona a gamificação? 

A gamificação funciona fornecendo ao público diretrizes pró-ativas e feedback por meio da mecânica de jogo adicionada a plataformas online que levam à realização de metas e objetivos de negócios fornecendo recompensas ou prêmios para as pessoas que atingirem e concluírem certas metas.

Uma experiência de gamificação atraente explora as emoções de um participante e demonstra, facilmente, as melhores atividades que um público pode realizar e que têm impacto nos objetivos mutuamente compartilhados. 

No caso de empresas conforme os funcionários ou clientes interagem com um  programa de gamificação, eles recebem feedback imediato sobre o desempenho e assim orientam as próximas etapas em direção a novas conquistas. 

O que são mecânicas de jogo?

A mecânica do jogo  são as regras e recompensas que aparecem em um programa ou em uma plataforma digital. Os exemplos podem incluir pontos, níveis, missões, tabelas de classificação, emblemas e progresso. A mecânica do jogo é como os participantes se envolvem com um programa de gamificação e recebem as próximas etapas e feedback sobre as suas realizações. 

O que são dinâmicas de jogo?

A dinâmica do jogo se refere a um conjunto de emoções, comportamentos e desejos encontrados na mecânica do jogo que ressoam nas pessoas. Os exemplos podem incluir competição por meio de placares, colaboração ao completar missões da equipe, comunidade ao ver outros participantes em um feed de notícias, coleta ao ganhar emblemas exclusivos e surpresas ao desbloquear novas missões. 

A dinâmica do jogo é usada em conjunto com a mecânica do jogo para promover o envolvimento e motivar os participantes.

Valor comercial da gamificação

O valor comercial da gamificação  em sua essência é direcionar o engajamento para influenciar os resultados de negócios. Quando as pessoas participam e se envolvem elas aprendem a melhor maneira de interagir com sua empresa, seus produtos, seus serviços e sua marca.

O valor comercial da gamificação não termina com o participante. O envolvimento com a mecânica do jogo fornece dados perspicazes que podem ajudar a influenciar campanhas de marketing, utilização de plataforma e metas de desempenho. 

Desta maneira, cada interação de funcionário ou cliente dá uma ideia melhor de onde um participante está gastando seu tempo e quais atividades geram interesse.

A gamificação no local de trabalho

A gamificação é a estratégia que visa influenciar e motivar o comportamento das pessoas, o que também inclui os colaboradores de empresa. 

Assim a gamificação pode ser aplicada em um amplo espectro de situações em que os indivíduos precisam ser motivados a buscar ações ou atividades específicas, aumentando o engajamento dos funcionários para melhorar o desempenho da empresa.

Além disso, a mecânica do jogo torna o trabalho dos funcionários mais transparentes, tornando as metas claras e fáceis de seguir. Um funcionário é capaz de ver o progresso do seu desempenho, receber feedback imediato sobre suas realizações e se conectar com colegas de trabalho por meio de colaboração e competição.

Benefícios

Quando feita estrategicamente a gamificação pode ajudar a melhorar os resultados comerciais de várias maneiras, que incluem:

  • Aumento da adoção e uso de ferramentas de gestão de aprendizagem.
  • Aumento nos resultados dos colaboradores.
  • Estimula o compartilhamento de conhecimento dos funcionários para melhorar os níveis de serviço.
  • Aumenta o desempenho e a satisfação dos funcionários do call center.

De modo geral podemos perceber que a gamificação pode aumentar a motivação dos funcionários. No entanto, uma plataforma de gamificação corporativa também pode revelar outros benefícios ocultos. Esses benefícios incluem encontrar incentivos mais poderosos, revelar as preferências dos funcionários e ajudar a transformar a empresa em uma organização mais ágil.

Melhores práticas de gamificação

A gamificação bem-sucedida não acontece da noite para o dia. Algumas das melhores práticas de gamificação incluem:

Determine o conteúdo: é necessário verificar o conteúdo e a plataforma onde este conteúdo será apresentado para ter certeza de que são ideais para gamificação. A gamificação não pode tornar uma experiência de usuário inferior bem-sucedida, mas funciona melhor ao transformar uma experiência empolgante e atraente em uma experiência mais rica e participativa. 

Estabeleça um prazo: a gamificação é uma estratégia de longo prazo, por isso, é fundamental planejar o período de tempo ideal para que os usuários possam construir sua experiência ao longo do tempo. 

Pense estrategicamente: a gamificação deve ser abordada de forma estratégica e não apressada. Determine quando você precisa gamificar seu site ou aplicativo e que nível de esforço será necessário para fazê-lo. 

Avalie resultados: é importante ter uma noção clara de quais são seus objetivos de negócios e como você deve determiná-los. Sua gamificação foi bem-sucedida? Quais são os resultados? Como você pode melhorar?

Cases de gamificação

Cono você viu a gamificação é o uso da mecânica de jogos e a dinâmica de viver experiências digitais para envolver e estimular pessoas a alcançar objetivos. Com isso, as empresas podem interagir com seus colaboradores e clientes, e em contrapartida promover seus produtos ou  serviços. 

O objetivo da gamificação corporativa não é apenas despertar curiosidade, incentivar e motivar o cumprimento de atividades, mas também é uma forma de promover o engajamento do usuário, melhorar vendas e resolver problemas. 

Duolingo

O Duolingo é uma plataforma mobile para aprender novos idiomas através do conceito de gamificação. 

Em 2018 o duolingo atingiu 300 milhões de usuários e se tornou a maior plataforma de educação no mundo. Utilizando estímulos e desafiando constantemente os usuários, que precisam avançar fases para serem capacitados. O game frequentemente estimulava competições dentro do grupo de relação dos usuários nas mídias sociais e check-ins através do ranking, com o intuito de conquistar pontos para trocá-los no próprio aplicativo.

Starbucks 

A Starbucks lançou um programa de fidelidade chamado “My Starbucks Rewards” com o objetivo de aumentar o engajamento do cliente com a ajuda da gamificação.  O programa permite que os clientes da rede troquem pontos acumulados a cada compra por promoções. Ao atingir determinada quantidade de pontos, eles poderiam trocar os pontos por produtos ou prêmios específicos.  

Domino’s Pizza 

A rede de pizzaria precisava ensinar o cardápio para os novos funcionários de maneira dinâmica, fazendo que as diversas informações fossem bem memorizadas pela equipe.

A solução foi desenvolver um curso gamificado para ajudar seus colaboradores novatos a aprender, de forma rápida e precisa, como funciona o processo de elaboração das pizzas Domino’s. Os elementos utilizados foram pontuações, conquistas e níveis, com isso o processo se tornou fácil aprendizagem e divertido. 

Gerdau

O grupo Gerdau, empresa siderúrgica brasileira, é umas das empresas que usa a gamificação e aderiu a um programa de capacitação de pessoal com óculos de realidade virtual. Ou seja, o treinamento teórico foi substituído por jogos de conhecimento.

Deloitte

A multinacional Deloitte também trocou o treinamento tradicional pela Gamificação. Agora, os clientes podem fazer cursos interativos pela internet. Desde a implantação do novo modelo, a empresa ganhou um aumento de 47% de tráfego no site.

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