O papel do UX Design para construir um futuro sustentável

O papel do UX Design para construir um futuro sustentável



Author Admin


Twitter linkedin Facebook

A transformação que queremos deve ser impulsionada por todos, não apenas por determinados grupos, contudo, é responsabilidade do UX usar nossa influência para impulsionar esta causa.

Infelizmente é notório que poucas pessoas consideram o impacto ambiental da Internet e, se o fazem, é muito provável que vejam a digitalização de conteúdos e serviços como uma alternativa mais sustentável do que os produtos e serviços tradicionais.

No entanto, um estudo de Harvard sugere que sites de notícias com muito conteúdo podem liberar mais gases de efeito estufa do que simplesmente a impressão se suas páginas. De acordo com o relatório feito pela  'Clicking Clean' divulgado em 2014 pelo Greenpeace , “Se a Internet fosse um país, seria o sexto maior usuário de eletricidade atrás apenas da China, Estados Unidos, Japão, Índia e Rússia”.


Desta maneira, podemos pensar que a cada tweet enviado, a cada imagem postada e a cada atualização de status do Facebook estamos consumindo energia.


Além disso, esses dados são armazenados em bancos de dados, que na sua maioria são fontes de energia não renováveis. Quando consideramos este fato, a enorme influência da Internet e os bilhões de usuários diários que a utilizam o preço de repente se torna dispendioso.  Assim não é loucura dizer que a Internet tem um impacto ambiental muito real em nossas vidas.


Mas o que os Ux designers podem fazer?

Em primeiro lugar, precisamos aproveitar a influência da Internet para destacar questões importantes e assim criarmos a consciência sobre o impacto ambiental que a tecnologia causa na natureza. Se temos claro que a transformação deve ser impulsionada por todos, não apenas por determinados grupos, temos também a responsabilidade de usar nossa influência para conscientizamos sobre isso.

Uma parte significativa do uso de energia da Internet ocorre no front-end. É aqui que os designers de UX entram especificamente. Como o consumo de energia dos produtos digitais é amplamente determinado na fase de design, precisamos manter as equipes de design informadas e atentas.


Pensar em eficiência e usabilidade precisam ser considerados como estratégias-chave ao lado da sustentabilidade ao construirmos produtos e serviços sustentáveis. Precisamos assim, garantir que as decisões de design tenham como premissa um diálogo permanente e significativo sobre o impacto ambiental

Em linhas gerais podemos pensar que o design e a experiência do usuário são onde as sementes da sustentabilidade na web são plantadas. Por isso,  lutar por produtos e serviços que forneçam uma experiência simplificada, mas agradável - colocar as coisas certas na frente dos usuários exatamente no momento necessário e nada mais - são mais eficientes e mais sustentáveis.

Os designers de UX estão em uma posição privilegiada para criar ferramentas com foco na sustentabilidade, simplificando os fluxos de trabalho do usuário e minimizando a sobrecarga de informações,  removendo distrações potenciais que impedem os usuários de realizar as tarefas que se propuseram a fazer.
Pensando nisso, a seguir estão algumas idéias de maneiras pelas quais os UX designers podem ajudar a criar designs mais sustentáveis.


• Os UX designers devem considerar todo o ciclo de vida de seus produtos e serviços, não deixando as complexidades do quadro geral para o gerente de produtos.
• Ux designers devem perguntar se o produto está resolvendo um problema do mundo real. Se o usuário pode atingir seu objetivo com o menor número de etapas possíveis. Se a navegação é fácil de entender. Se os padrões de projeto são baseados em padrões comumente aceitos.
• Ao considerar as fontes, atenha-se a dois tipos de fonte e reduza o tipo de letra. Isso permite um carregamento mais rápido das páginas usando menos energia.
• Os dispositivos móveis superaram os desktops e laptops como a forma mais popular de acesso à Internet pelas pessoas, portanto, os sites devem ser criados pensando nos dispositivos móveis em primeiro lugar. Isso força os designers a considerar o conteúdo e as interações para atender aos objetivos essenciais antes de adicionar qualquer outro recurso adicional.
• Siga o princípio de aprimoramento progressivo, que diz que se algo oferece uma ótima experiência em um dispositivo menor usando menos recursos, a experiência pode ser aprimorada para usuários em dispositivos mais potentes, e não o contrário. Isso usa menos dados e, portanto, menos energia, além de tornar o produto mais acessível.
• Pense no estilo de impressão de suas páginas da web - embora indiscutivelmente não sejam tão comuns quanto antes, os usuários ainda imprimem páginas.
• Ao fazer um argumento de venda para os clientes, inclua abordagens mais sustentáveis em seu argumento de venda como parte do serviço que você oferece.


Afinal, o design sustentável é mais do que apenas fazer produtos que são eficientes em termos de energia. Trata-se de fazer produtos inclusivos que sejam acessíveis a todos os usuários, equitativos e que incluam todos os grupos de pessoas utilizá-los.

Para isso é interessante pensarmos em inclusão aliada a um design universal para assim garantirmos que os produtos sejam sustentáveis e acessíveis a todos.

Um bom jeito de verificarmos isso é utilizando o World Wide Web Consortium (W3C) para verificar o quão acessível são nossos projetos em termos: operáveis, compreensíveis, perceptíveis e robustos.

Como vimos, garantir que essas ideias sejam incorporadas aos nossos designs não só levará a um melhor desempenho e usabilidade através de um carregamento mais rápido e navegação clara, pilares de nosso papel como designers de UX, mas também a uma melhor acessibilidade e menor impacto ambiental.

Nós, como UX designers de UX, temos a chance de causar um impacto duradouro por meio de nosso trabalho, ao pensar em usabilidade e acessibilidade estamos construindo um futuro sustentável, que é acessível a todos e do qual todos se beneficiarão.

whats