A digitalização no setor de serviços financeiros trouxe uma grande revolução ao setor bancário e financeiro tradicional, geralmente fechado e monopolizado.
No Brasil no mês passado (agosto de 2021) foi iniciada a primeira fase do “Open Banking”, isto é, o compartilhamento de dados bancários para melhorar a oferta de serviços financeiros.
O princípio fundamental do Open Banking é o consentimento do usuário, ou seja, as empresas deverão, obrigatoriamente, compartilhar informações de um cliente (seja pessoa física ou jurídica), se ele solicitar e autorizar a transmissão dos dados para outra instituição, dito isto, não é um aplicativo que vai permitir o compartilhamento, nem um produto mas sim o usuário.
Desta maneira os clientes poderão pedir para suas instituições financeiras compartilharem seus dados, se assim desejarem, por meio dos aplicativos já existentes das respectivas instituições, e com isso novos produtos e serviços devem surgir a partir do seu no país.
Ainda hoje os bancos não veem o relacionamento do usuário com outras organizações financeiras.
Mas com a chegada do Open Banking através de jornadas mais simples, agregadores e gestores financeiros, melhorarão o relacionamento do usuário com o mercado financeiro, exigindo das organizações o desenho de novos produtos surgindo assim novas possibilidades.
Após a sua implementação o sistema financeiro brasileiro ficará mais moderno e também mais seguro.
Isso deve dar maior fôlego para os bancos digitais, tais como o Nubank, que já têm crescido forte nos últimos anos, por outro lado, os “bancões” passarão a ter conhecimento sobre dados mais personalizados de seus clientes.
Por exemplo, um cliente que tenha contas no Banco do Brasil e no C6 Bank, e invista apenas no segundo, poderá ser mais bem compreendido pelo banco do que é atualmente.
Com isso, os especialistas acreditam que os bancos tradicionais vão continuar a acelerar a sua digitalização, aumentando os investimentos em tecnologia e segurança da informação e, sobretudo, vão mudar a forma como ofertam seus.
No contexto do Open Banking UX trata das impressões e comportamentos humanos ao usar as interfaces digitais dos bancos. Desta maneira, um design inovador de UX provavelmente influenciará vários aspectos do comportamento do usuário em serviços financeiros.
Afinal o interesse do cliente em usar serviços bancários abertos aumentará apenas se a jornada do cliente pelo sistema corresponder às suas expectativas; e também se as informações são apresentadas de forma mais intuitiva para ajudar na tomada de decisões confiáveis.
Em outras palavras, uma solução com um design UX correto pode mostrar aos usuários exatamente o que eles precisam fazer para concluir certas tarefas com segurança, rapidez e facilidade.
Segundo uma pesquisa realizada pelo banco Pan feita com 2.350 pessoas que têm renda familiar de até R$ 10 mil, revelou que um dos motivos para escolher um banco está relacionado à facilidade de navegar no aplicativo e no internet banking 27% e 30%, respectivamente.
Além disso, um bom design de UX proporcionará a satisfação do cliente e consequentemente à confiança do cliente em relação ao banco e, portanto, há uma chance significativamente maior de os clientes permanecerem fiéis ao banco por mais tempo.
Afinal os clientes esperam uma solução que ofereça a capacidade de tomar decisões financeiras inteligentes e melhorar a qualidade de sua vida financeira e neste ponto pensar a experiência do usuário pode ser um fator determinante para a satisfação e fidelização do cliente.
Ao considerar as soluções bancárias digitais atuais que alguns bancos oferecem hoje, somos capazes de entender quando as coisas dão errado na experiência do usuário.
Não são apenas os aplicativos em si que proporcionam uma experiência frustrante aos clientes, mas também a falta de atendimento ao cliente, uma das principais razões para isso é que a maioria dos bancos faz melhorias em favor do banco, e não de seus clientes.
Contudo, quando pensamos em Open Banking o resultado disso é que se os clientes tiverem uma experiência ruim, eles procurarão uma alternativa que lhes forneça o serviço e a experiência de que precisam.
Desta maneira, o design UX tem um grande impacto em estabelecer uma boa impressão na solução das instituições bancárias, uma UX melhor significa que a solução digital é fácil, intuitiva e segura.
Além disso, o design UX não é um processo único, ele é iterativo e precisa ser otimizado e aprimorado constantemente com base nos feedbacks dos clientes, pois as melhorias contínuas na UX ajudarão a melhorar o sucesso do produto, bem como a satisfação do usuário.
Como você pode perceber o UX desempenhará um papel importante nos serviços financeiros daqui pra frente, pois os bancos deverão se concentrar em resolver os problemas dos clientes e fornecer assim melhores serviços.
Desta maneira, ao investir na experiência do cliente, as instituições financeiras fortalecerão suas marcas e aumentarão a receita do setor bancário. Portanto, a experiência e a satisfação do cliente são alguns dos principais fatos que as soluções de banco aberto devem abordar.