Segundo uma pesquisa recente feita pela Forrester 84% dos projetos de digitais falham ou quando lançados enfrentam sérios problemas contextuais, ainda segundo a pesquisa estes problemas ocorrem porque as empresas não conseguem entender os comportamentos dos clientes, isto é, o que eles desejam e como descobrem e interagem com a empresa digitalmente, desta maneira, se torna difícil priorizar as iniciativas de transformação digital.
Some-se a isso o fato que o ambiente competitivo de hoje exige que as organizações reavaliem constantemente as experiências do usuário (UX) para obter e manter a sua liderança em seu nicho de mercado.
E é exatamente aqui que a pesquisa UX se faz tão importante.
Em termos gerais podemos dizer que a pesquisa UX é o estudo dos fatores que afetam a experiência do usuário, seja através de um produto ou serviço por meio de técnicas de pesquisa primária.
Ela fornece percepções sobre as necessidades e objetivos do usuário, que ajudam os UX Designers a desenvolver produtos e serviços mais fáceis de usar.
Além disso, a pesquisa UX é um processo colaborativo que envolve as partes interessadas na concepção do produto/serviço, ela pode ocorrer durante a fase de desenvolvimento do produto, bem como em outros momentos ao longo do ciclo de vida do mesmo.
A realização de pesquisas de experiência do usuário (UX) é vital para garantir que o produto ou serviço atenda às necessidades do usuário final em um ambiente digital, pois ajuda a descobrir os comportamentos, motivações e necessidades do usuário por meio de observação, análise de tarefas e outros tipos de feedback do usuário.
Um erro muito comum é achar que a pesquisa UX acontece apenas nas primeiras fases da concepção de um produto ou serviço, quando na verdade podemos utilizar a pesquisa ao longo das fases do ciclo de desenvolvimento do produto.
Entre os métodos que podemos aplicar na pesquisa UX cito alguns como: análise competitiva, grupos de foco, pesquisas, investigação contextual, classificação de cartões, mapeamento de jornada, a criação de personas e cenários, participação design, sessões de Joint Application Development (JAD) e métodos de pesquisa UX avaliativos, como testes A / B, críticas de design, eyetracking e testes de usabilidade.
Cada um desses métodos de pesquisa UX tem suas vantagens e desvantagens, e são úteis para alcançar objetivos diferentes, portanto, a escolha dos métodos de pesquisa UX depende dos requisitos e das restrições de cada projeto.
Como você viu a pesquisa do usuário fornece uma base essencial para a estratégia de design, pois fornece dados para apoiar suas decisões de estratégia e design.
Com a pesquisa de UX, você consegue entender o fluxo de trabalho em vários canais e pontos de contato, o que lhe dá a capacidade de definir sua estratégia da maneira mais assertiva e adequada.
Além disso, à medida que os clientes interagem com a organização por meio de vários canais ou pontos de contato, a pesquisa de UX se torna ainda mais crítica para entender o que os usuários precisam em diferentes pontos da jornada e como eles desejam se comunicar durante essas interações.
Outra vantagem da pesquisa de UX é que ela permite rastrear a jornada digital do consumidor, ajudando as empresas a entender exatamente como os usuários estão interagindo e respondendo à solução de negócios proposta.
A pesquisa do usuário é o estágio inicial e uma das atividades mais significativas de um ciclo de vida de um produto, pois ajuda a eliminar suposições injustificadas do processo de design.
Pular o estágio de pesquisa do usuário - devido a restrições de tempo, orçamento ou qualquer outro motivo, pode trazer sérios prejuízos para a empresa, afinal como é possível criar um produto ou serviço se você não sabe qual o problema ou solução ele resolverá?
Infelizmente muitas empresas ainda não investem tempo e dinheiro na pesquisa do usuário, geralmente optam por começar com uma lista de recursos ou uma idéia pré-definida, sem levar em conta os benefícios que a pesquisa UX pode agregar na concepção de produtos e serviços, tais como:
• Garante que os usuários possam concluir suas tarefas sem cometer erros;
• Diminui a curva de aprendizado do seu produto, tornando-o fácil de aprender e usar;
• Ajuda a entender o retorno sobre o investimento (ROI) para design UX;
• Valida suas hipóteses;
• Permite aprender sobre os produtos dos concorrentes;
Há muitas maneiras de coletar dados sobre o comportamento e as necessidades do usuário para determinar a importância da UX para o crescimento do seu produto ou serviço, dentre elas cabe destacar:
• Entrevistas contextuais: observar como os usuários interagem com o produto, site ou software. Essas entrevistas permitem que se observe como os indivíduos completam tarefas; as entrevistas contextuais são normalmente conduzidas com pouca direção ou interferência do usuário. Isso resulta em uma experiência UX mais natural e permite que os pesquisadores aprendam sobre as preferências do usuário, como as tarefas são concluídas e outras considerações do mundo real. Isso é ideal para qualquer empresa que deseja feedback honesto sobre como os usuários interagem com seus serviços. É maravilhoso para pesquisas iniciais ou em andamento.
• Grupos de foco: esse tipo de pesquisa por perguntas e respostas permite que a empresa colete feedbacks importantes sobre as opiniões de seus usuários e se um serviço resolve ou não os problemas ou pode ser melhorado. Os grupos de foco são excelentes para empresas que buscam obter uma impressão inicial de como um usuário responderá a um produto ou serviço, contudo elas também podem fornecer alguns insights úteis sobre como ou porque os consumidores estão lutando com um determinado problema.
• Prototipagem: esta pesquisa começa com um mockup do produto ou serviço, desde uma nova amostra de produto até um site de trabalho ou uma aplicação. Esta é uma forma valiosa de medir a resposta do usuário sobre um item antes de investir em um lançamento completo. No entanto, também é útil para avaliar o quão satisfatória uma nova atualização ou mudança de produto será para os usuários, esta pesquisa pode ser usado em conjunto com uma variedade de outros métodos de pesquisa UX, como testes A / B e grupos de foco.
• Testes A/B: este teste compara duas variações de um site ou serviço semelhante para que os pesquisadores possam observar qual solução é melhor para seus usuários. Os resultados podem revelar os prós e os contras de cada método e podem até revelar uma nova solução para um problema. Esta pesquisa é ideal para serviços interativos, como sites ou apps.
Como você percebeu fazer pesquisas com o usuário é tão importante quanto projetar a identidade visual e as interações do seu produto.
Não importa o quão grande seja a aparência do seu produto, serviço ou site ou o quão ininterruptas sejam suas interações, se as pessoas não forem capazes de realizar as tarefas desejadas com eficiência.
Infelizmente, a pesquisa do usuário nem sempre recebe a devida atenção, às vezes ainda é difícil convencer os clientes a incluir a pesquisa como um esforço separado no Escopo do Trabalho.
Contudo, devemos nos esforçar para realizarmos pesquisas de UX para garantir que as experiências do usuário sejam valiosas e ininterruptas.