O que é UX Research?

O que é UX Research?



Author Eduardo Rubinato


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Seja para um novo projeto ou para uma determinada situação, o fato é que quanto maior o conhecimento que temos maior e capacidade de identificar e prover soluções que sejam adequadas e façam sentido aos usuários.

Desta maneira, a pesquisa UX é o estudo dos usuários alvo e seus requisitos de forma sistêmica, que possibilita adicionarmos contextos e percepções mais realistas ao processo de design.

Através da pesquisa UX conseguimos entender os hábitos e comportamentos das pessoas, como agem, o que pensam suas preferências, seu dia a dia etc., para que desta maneira possamos responder satisfatoriamente as suas necessidades com boas soluções de design.

Na prática a pesquisa em Ux é uma maneira de testar as suposições e validar a construção de aplicativos, produtos e serviços na perspectiva do/a cliente-final. O objetivo da pesquisa em Ux é entender tudo, ou quase tudo, sobre pessoas e como elas realmente vão se beneficiar com a solução que está em desenvolvimento.

Para isso, a pesquisa de Ux é elaborada em duas etapas:

  1. A realização da coleta de dados;
  2. E análise dos dados obtidos para compreender a usabilidade.

A primeira parte da pesquisa consiste em saber qual a necessidade do usuário, através da realização de entrevistas, observação do comportamento de potenciais clientes e transformação destes dados em idéias e insights para projetos.

A segunda etapa da pesquisa Ux é executada enquanto o produto está sendo desenvolvido ou aprimorado, utilizando principalmente testes de usabilidade, a fim de obter percepções e possíveis alterações que melhorem a experiência do usuário.

Contudo, para realização das pesquisas em Ux é necessário conhecer os tipos de metodologias, e quais são as melhores para serem aplicadas em cada caso, a fim de reunir todos os insights e solucionar o problema proposto. 

Pesquisas Quantitativas e Qualitativas

Podemos dividir as pesquisas em Ux em Quantitativas e Qualitativas, a primeira visa determinar motivações e necessidades dos usuários, já a segunda visa testar os resultados.

Contudo, para que possamos fazer uma boa pesquisa é vital usarmos métodos que sejam adequados ao propósito da pesquisa e que forneçam informações claras e objetivas que possam ser interpretadas na construção de insights valiosos para o design.

Pesquisa qualitativa

A pesquisa Qualitativa usa métodos como entrevistas e estudo de campo, para que seja obtido uma compreensão mais aprofundada do porque os usuários agem de determinas maneiras.

Em uma abordagem qualitativa, a intenção é identificar diferentes comportamentos, opiniões e atitudes sobre o produto.

Outro aspecto interessante da pesquisa qualitativa é quando estamos testando a usabilidade, para monitorar (por exemplo) as respostas de estresse dos usuários. Contudo, como a pesquisa qualitativa envolve a coleta de opiniões, motivações etc.. Devemos ter o cuidado de que nossas opiniões não interfiram ou influenciem nas respostas destes usuários.

Pesquisa Quantitativa

Já a pesquisa Quantitativa é usada para pesquisas e análises, quando já possuímos dados que possam ser mensuráveis obtidos das suposições da pesquisa qualitativa.

Em uma abordagem quantitativa a intenção é medir quantas pessoas acham isso ou fazem aquilo e quantificar comportamentos mais comuns dentro de um universo de pessoas.

Com base nestes dados podemos descobrir padrões entre grupos de usuários, tendo uma maneira estatisticamente mais confiável de avaliar a população de usuários-alvo.

Contudo, prefira sempre utilizar a combinação destes dois métodos, para que você tenha uma visão mais clara de um problema de design.

Pesquisa de Atitudinal e pesquisa Comportamental

Essa distinção pode ser resumida em “o que as pessoas dizem” e “o que as pessoas realmente fazem”. 

Embora a maioria dos estudos de usabilidade deva se basear mais no comportamento, os métodos que usam informações autorreferidas ainda podem ser bastante úteis para os designers. Como por exemplo:

  • O Card Sorting fornece informações sobre o modelo mental dos usuários e pode ajudar a determinar a melhor arquitetura de informações para seu produto, aplicativo ou site. 
  • As pesquisas medem e categorizam atitudes ou coletam dados auto-relatados que podem ajudar a rastrear ou descobrir questões importantes a serem abordadas. 
  • Os grupos focais fornecem uma visão privilegiada do que as pessoas pensam sobre uma determinada marca ou conceito de produto em um ambiente de grupo.

Já no outro extremo, os métodos que se concentram principalmente no comportamento buscam entender “o que as pessoas fazem” com o produto ou serviço em questão. Por exemplo:

  • Testes A/B apresentam alterações no design de um site, a fim de ver o efeito de diferentes opções de design no comportamento do usuário;
  • Eyetracking que busca entender como os usuários visualmente interagem com projetos de interface.

Pesquisa de contexto 

O contexto é utilizado para identificar informações importantes sobre o produto: se o material está sendo usado e como ele é útil para as pessoas.

Na prática, o que se busca saber é se o uso é natural ou próximo do natural, aproximando-se o máximo possível da realidade. Contudo, na pesquisa de contexto, os próprios usuários podem ser estimulados a realizarem alterações no produto, com a finalidade de melhorar a sua experiência e atender as suas necessidades.

Estágios do desenvolvimento

Outra distinção importante a se considerar quando estamos escolhendo entre as metodologias para a pesquisa UX é a fase de desenvolvimento em que o produto/solução e seus objetivos se encontram.

Segundo a Nielsen Norman Group (empresa referência em Ux) existem 4 estágios a serem observados em um projeto que são:

Fase de descoberta 

Onde se determina o que é relevante para os usuários, para esta fase podemos usar:

  • Consultas contextuais: entrevistas com usuários adequados em seu próprio ambiente para ver como eles realizam a (s) tarefa (s) em questão.
  • Estudos de diário, registros diários das interações do usuário com um projeto ou seu desempenho de atividades.
  • Entrevista com as partes interessadas • Levantamento de requisitos e restrições

Explorar 

Nesta fase onde passamos a examinar como atender as necessidades dos usuários, para isso podemos utilizar:

  • Card sorting: é um método usado para ajudar a projetar ou avaliar a arquitetura de informações. Em uma sessão de classificação de cartão, os participantes organizam os tópicos em categorias que façam sentido para eles e também podem ajudá-lo a rotular esses grupos.
  • Mapas de jornada do cliente: é um documento que contém todos os passos que o seu usuário percorre até efetuar a compra do seu produto ou serviço. Ele é feito sob a perspectiva da Persona e representa os diferentes pontos de interação entre o usuário e a marca.
  • Persona Ux: as Personas são uma importante ferramenta, que podem ser criadas a partir de pesquisas apropriadas e que permitem o entendimento de como as pessoas se comportam, quais são os seus desejos, frustrações e como utilizam os produtos e serviços estudados.

Teste 

Nesta fase avaliamos o projeto, podemos utilizar para isso:

  • Teste de usabilidade: é uma técnica usada no design de interação para avaliar um produto. Esta técnica fornece informações diretas sobre como os usuários reais usam o sistema. 
  • Avaliações de acessibilidade: testar o design para garantir que ele seja acessível a todos.

Por fim temos o estágio de “Escutar”, onde buscamos avaliar como os usuários se sentem em relação ao produto, e também buscamos encontrar problemas em relação ao mesmo. Para isso podemos usar:

  • Pesquisas / questionários: para rastrear como os usuários se sentem em relação ao seu produto.
  • Análise Analítica: métricas para traçar (por exemplo) o tráfego do site e criar relatórios.
  • Análise de erros de usabilidade: onde se olha os canais de feedback recebidos periodicamente para obter os principais problemas de usabilidade.

Contudo, devemos sempre ter em mente que todos os métodos de pesquisa têm seus prós e contras, portanto é interessante decidir com cuidado quais os métodos que serão utilizados em uma pesquisa Ux.

Referências

https://www.interaction-design.org/literature/topics/ux-research

https://www.nngroup.com/articles/ux-research-cheat-sheet/

https://careerfoundry.com/en/blog/ux-design/how-to-conduct-user-experience-research-like-a-professional/

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