Melhorando o processo de design de produto com pesquisas UX

Melhorando o processo de design de produto com pesquisas UX



Author Eduardo Rubinato


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Atualmente o valor do UX no desenvolvimento de produtos digitais não é mais discutível, especialmente quando percebemos como um bom trabalho de UX influência e cria experiências de usuário excepcionais. 

No entanto, quando se trata de pesquisa em UX, às vezes é tentador ignorá-la e ir direto para o estágio de criação de protótipos para economizar tempo e dinheiro, o que acaba se tornando uma grande armadilha.

Design do projeto como parte do desenvolvimento do produto 

Ao projetar e desenvolver produtos digitais, é necessário um equilíbrio constante entre confiar em nossos instintos e tirar proveito dos dados disponíveis, especialmente porque o desenvolvimento de produtos não se parece em nada com a fabricação de itens físicos. 

Ao contrário, quando criamos produtos digitais às tarefas não são totalmente repetitivas e não há possibilidade de prever todas as variáveis na concepção de um produto; afinal os requisitos mudam constantemente, assim como o produto final que passa conseqüente por ciclos evolutivos ao longo de sua utilização e comercialização.

Com isso, ao desenvolver um produto existe uma clara tentativa de abraçar fatores imprevisíveis em uma estrutura unificada (sendo o design de produto parte dela) que garante aos gerentes que seus produtos agregarão valor aos clientes em potencial.

Assim podemos dizer que o design de produto é focado em sua criação, mas com os objetivos de negócios em mente. 

Desta maneira, ao trabalhar em produtos ou recursos de alta qualidade, os designers precisam encontrar um meio-termo entre os objetivos de negócios, as possibilidades técnicas e as necessidades dos usuários. 

Por isso, negligenciar a fase de pesquisa põe em risco todo o produto, pois condena desenvolvedores, designers e demais profissionais a confiar apenas em suas suposições e intuição.

Novas funcionalidades podem até ser refeitas ou substituídas no começo, quando se constata que determinada funcionalidade ou produto é irrelevante para o usuário, contudo com o tempo, torna-se cada vez mais demorado e dispendioso este tipo de mudança, fazendo em alguns casos que o produto se torne inviável. 

Dessa forma, de maneira geral, podemos dizer que as pesquisas são importantes para:

Conhecer o usuário, o contexto no qual está inserido e quais as necessidades que possui;

Saber quem são os concorrentes e quais os produtos similares que oferecem;

Como está o mercado no qual você participa ou quer participar;

Entender como o usuário utiliza os produtos;

Identificar os usuários Earl adote;

Verificar as suas hipóteses;

Entender e traçar estratégias alinhando os objetivos do negócio com a experiência do usuário.

Por isso, é essencial envolver os usuários, isto é, compreender suas dores e necessidades para que seja possível garantir que o produto seja construído/alterado em insights reais.

Tendo isto em mente, podemos utilizar alguns métodos na fase de descoberta que são:

Entrevistas com partes interessadas;

Entrevistas de usuários; 

Observação do usuário;

Sombra;

Análise da Concorrência;

Avaliações de especialistas;

Design Participativo;

Pesquisas secundárias;

Pesquisas primarias;

Aqui valem algumas observações, depois de reunir os requisitos do usuário, eles precisam ser convertidos em especificações de negócios específicas é crucial trabalhar em iterações curtas, e não se envolver pessoalmente na defesa de uma versão em particular, mas ser capaz de ajustá-la de acordo com as expectativas dos usuários. 

Outro ponto a salientar e que não necessariamente devemos utilizar todos os métodos citados, a utilização dos métodos deve ser aplicada de acordo com as necessidades observadas no projeto, assim é essencial um bom kickoff para o entendimento e objetivos do projeto em questão.

Além disso, os métodos de pesquisa que podem ser utilizados também durante a fase de prototipagem, tais como:

Teste usabilidade

Comparativos

Mapeamento do usuário (mapa de empatia, mapa de experiência, cenários de usuário)

 

Mas afinal, como podemos incorporar a pesquisa UX ao longo do processo de design?

Para que possamos incorporar a pesquisa ao longo do processo de design, primeiro precisamos entender as fases onde a mesma pode ser aplicada, assim tempos os seguintes cenários:

A fase de descoberta  é a primeira etapa do processo, também chamada de fase de análise ou pesquisa, seu objetivo é ajudar a entender melhor as necessidades e exigências do mercado, da marca e de seu público. 

Nesse ponto, a pesquisa ajudará você a ver se seu produto é promissor, você coletará os dados necessários para decidir se essa ideia em particular vale o tempo e o investimento financeiro. 

Desta maneira, os objetivos desta pesquisa inicial devem incluir:

Compreender os modelos mentais e os pontos problemáticos do usuário;

Criar empatia pelo usuário;

Validando as personas dos usuários e formando um funil de ciclo de vida;

Compreender quaisquer barreiras ou problemas que os usuários experimentarão ao usar o produto;

Identificando as características boas e ruins do seu produto;

Etapa 2: Incorporar a pesquisa de UX na fase de design/prototipagem

Após a fase de descoberta, vem o design e a prototipagem do produto, nesse ponto, a pesquisa de UX deve ser realizada para garantir que seu produto seja otimizado para os clientes e que eles fiquem satisfeitos ao usá-lo.

Nesta fase, os métodos de pesquisa podem incluir:

Realização de testes de usabilidade;

Fluxos de usuários;

Analisando seu conteúdo e como os usuários o entendem;

Validação de protótipo;

Etapa 3: Incorporar a pesquisa de UX após o desenvolvimento do produto

Em qualquer ponto do desenvolvimento do produto, você precisará de dados para melhorá-lo ou manter sua qualidade perante seus clientes. 

Desta maneira, os dados coletados em pesquisa ajudam você a identificar quando há falhas em seus produtos e a fornecer ideias para melhorias. 

Mas lembre-se de que sua principal prioridade é tornar os dados o mais compreensíveis possível para todos na equipe, independentemente de sua formação. 

Afinal, dados só são úteis se forem usados e compreendidos!

Conclusão

Para finalizar, como você pode perceber a pesquisa em UX é responsável por descobrir as necessidades e comportamentos do usuário e ajudar a transformar os dados em informações valiosas para o processo de UX Design em todos os estágios do desenvolvimento. 

São inúmeros os benefícios de se investir em pesquisa, desde como descobrir os pontos problemáticos do produto, aumentando as chances de sucesso do mesmo, além de reduzir gastos de retrabalho, por isso ao trabalharmos em um projeto levar em conta as pesquisas são um dos fatores determinantes para produtos mais adequados as necessidades de nossos usuários. 

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