Visão Geral do Projeto


O projeto consistia em duas partes, a primeira recriar o portal da empresa, tornando mais fácil o acesso aos cursos, palestras e treinamentos oferecidos, e a segunda aumentar a taxa de contatos com a empresa.

Minhas Contribuições


Neste projeto trabalhei como Designer UX, realizando pesquisas, prototipação, design de interação e design visual.



Primeiras percepções


Meu primeiro passo foi descobrir quais métricas tínhamos e como estavam sendo usadas.

Por se tratar de um portal para cursos, palestras e treinamentos, era inevitável ter vários tipos de usuários e obviamente cada um deles utilizava o Portal de uma forma diferente.

Após as primeiras pesquisas e coletas de dados, ficou evidenciado que o Portal antigo não era claro a respeito dos conteúdos de seus cursos e treinamentos fazendo com que muitos dos seus usuários perdessem o interesse.

Além disso, como muitos cursos eram divididos em módulos não existia uma ferramenta para que o usuário pudesse identificar o seu grau de instrução relativo ao curso/treinamento.


Persona


Após realizar esta análise e coleta inicial de dados, iniciei a definição das personas, para isto, fiz uma pesquisa quantitativa entrevistando 8 usuários com perfis completamente diferentes.

Com base nestas entrevistas pude traçar 3 personas diferentes que cobriram todas as características necessárias que encontramos nos usuários, para exemplificar, segue uma ilustração de um destes personas:


Jornada do Usuário 5E’s


Foi realizando o mapeamento da jornada do usuário através do modelo 5E’s, para melhor comunicar seu conceito de design de experiência do usuário, além de oportunidades ao longo da jornada.

Além disso, foi feita uma análise heurística para encontrar novos pontos que melhorassem a experiência do usuário no Portal da empresa.

Testes


Para comprovar a solução apresentada, alguns participantes testaram o novo recurso visual em um protótipo. O pool de participantes era composto por pessoas com idades entre 18 e 45 anos, e os testes de usabilidade foram realizados remotamente. Os participantes inicialmente receberam três cenários diferentes, Pesquisa de Treinamentos, Teste de Conhecimento e Navegabilidade do Portal.

Criei também um mapa de afinidade para sintetizar as respostas e observações que capturei ao longo dos testes. Todos os participantes foram capazes de completar as tarefas propostas.

Solução


Com base em todas as informações coletadas, a solução encontrada foi refazer o layout visual do site, separando de maneira clara, os treinamentos (Online e Presencial), além das palestras e soluções empresáriais.

Além disso, foi criado um módulo novo onde o usuário poderia testar os seus conhecimentos a respeito de um determinado curso, desta maneira ao final do questionário ele saberia qual o treinamento seria o mais indicado para ele, tanto Online quanto Presencial.