Visão Geral do Projeto


O projeto "Anota Aí" visa ajudar as pessoas da terceira idade que necessitam de medicamentos de uso continuo, lembrado-os de tomar seus medicamentos.

Minhas Contribuições


Neste projeto trabalhei como Designer UX, realizando o levantamento de dados, prototipação de baixa e alta fidelidade e design de interação.



Primeiras percepções


O primeiro passo neste projeto foi descobrir junto ao público alvo, pessoas da terceira idade que necessitam de medicamentos de uso continuo, através de pesquisas e entrevistas como criar uma solução que avisasse o horário correto para o uso do remédio.

Uma das grandes questões verificadas após algumas entrevistas e pesquisas foi a resistência/dificuldade dos participantes com as novas tecnologias que seriam empregadas neste projeto, assim a concepção visual do App foi pensada de uma maneira bem simples para que o mesmo fosse fácil e intuitivo.

Além disso, em um segundo momento seria criado um módulo onde os usuários poderiam também controlar o estoque de medicamentos e solicitar junto a empresa a compra dos medicamentos que utilizam.


Persona


Com base na análise e coleta inicial de dados de alguns usuários que aceitaram participar de entrevistas e questionários, foram traçados alguns perfis de usuários, que cobriram todas as características necessárias que encontramos.

Para exemplificar, segue uma ilustração de um destes personas:


Jornada do Usuário 5E’s


Para uma melhor implantação do App foi realizando o mapeamento da jornada do usuário através do modelo 5E’s, para melhorar o conceito de design de experiência do usuário, além de indentificar os pontos de oportunidades ao longo desta jornada.

Clique na imagem para expandir

Testes


Os testes foram realizados de forma presencial com alguns participantes a fim de verificar se todas as etapas eram fáceis de serem realizadas.

Inicialmente os participantes eram compostos por pessoas com idades acima de 65 anos.

Foi proposto aos participantes que fizessem algumas tarefas, que incluíam: criação de uma conta, definição de horários e alarmes, pesquisa do remédio, inclusão, edição e exclusão do mesmo.

Foi criado em paralelo ao teste um mapa de afinidade para sintetizar as respostas e observações presenciadas. Vale salientar que a grande maioria dos participantes foi capaz de completar as tarefas propostas.

Clique na imagem para navegar no protótipo


Resultados


Sendo muito sincero este projeto foi uma grande fonte de aprendizado, pois pude perceber a dificuldade/resistências de muitos idosos com o uso de novas tecnologias, e partir disso propor uma solução que amenizou este problema tornando fácil e simples a utilização do App.

Além de me sentir feliz por propiciar um auxilio a estas pessoas por conta da utilização do aplicativo que melhorou a condição de vida delas, uma vez que o App as ajudava a lembrar os horários para uso dos seus medicamentos.